domingo, 10 de abril de 2011

Sinônimos e antônimos

Amados e amadas, voltei!!! Na verdade, sempre estive aqui. O andar frenético dos dias é que não permitia que eu publicasse um texto, mas como quem trabalha sempre alcança, tirei meu domingo para atualizar o blog.


Vamos falar de sinônimos e antônimos?

Nos últimos dois Trabalhos de Conclusão de Curso que realizei, encontrei alguns problemas em relação a esse tema, que nos acompanha desde as séries iniciais, mas, nem por isso, deixa de causar, vez ou outra, certa confusão em nossas produções textuais.

Então:

Sinônimos são palavras de mesmo significado ou sentido (ou de significado beeem aproximado). Os sinônimos podem ser perfeitos e imperfeitos. Antônimos são palavras de significados opostos. Fácil, não é? Só precisamos exercitar!

Alguns exemplos de sinônimos:
significado = sentido
alfabeto = abecedário
morte = falecimento
medo = receio
língua = idioma

Alguns exemplos de antônimos:
oposto - contrário
curto - comprido
alto - baixo
magro - gordo
fraco - forte

Obs.: Inverso não é sinônimo de oposto, como muitos afirmam. Oposto, como mencionei acima, é antônimo de contrário, e inverso significa ordem invertida.
Quer filosofar um pouco? Então, passa lá no Construtora de Palavras (clica no nome do blog) e viaja comigo nas infinitas possibilidades de uso e sentido que oferece nosso rico idioma.



0 Palavreando:

Créditos

Imagens:
Google Image

Fontes:
Michaelis Nova Ortografia
Equipe Brasil Escola
Dicionário Aurélio 2010

Créditos Template

  © Cris Duarte Marinha by Cantinho do Blog 2010

Back to TOP